Aproveitando a criação deste blog, cujos conteúdos estão directamente relacionados com a Internet e todas as inovações que vão surgindo nesta área.
Lancei o desafio aos meu alunos do curso profissional Técnico de Comércio: Será que as empresas sobreviriam sem os sistemas/tecnologias de informação existentes?
Vejam as respostas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
29 de janeiro de 2010 às 14:10
Importância dos sistemas informáticos na actividade empresarial
Hoje em dia os sistemas de informação são extremamente importantes no contexto empresarial, pois ajudam uma empresa a organizar-se de forma eficiente e mais segura.
Os sistemas de informação permitem que as empresas tenham acesso a todos os dados essenciais ao seu funcionamento. A empresa através de uma base de dados centralizada consegue obter informações sobre todos os dados que necessita saber (vendas, distribuição, apoio a serviços, recursos humanos, finanças, produção e gestão de materiais).
No entanto, um sistema de informação para ser bem gerido tem que ser constantemente actualizado, eliminando anomalias que possam existir. A implementação de um sistema de informação numa empresa vai permitir uma maior agilidade e organização da empresa a custos reduzidos.
Hoje em dia na generalidade o homem já não consegue sobreviver sem o computador, pois encontra-se totalmente dependente desta máquina de inteligência artificial, o computador permite ao homem qualquer tipo de informação sem este ter de sair de casa.
A empresa nos dias que correm encontram-se totalmente dependentes desta maquina, e sem ela não teriam qualquer tipo de organização dado á grande quantidade de informação que estas dispõem.
A elevada expansão dos sistemas de informação conduziu a um aumento do desemprego, pois hoje em dia a mão-de-obra humana foi substituída pelas máquinas.
Ana Valente & Daniela Bandeira
29 de janeiro de 2010 às 14:13
Os Sistemas de Informação são de grande utilidade, já que permitem às empresas uma maior facilidade e rapidez no acesso à informação de cada um dos seus clientes. Esta informação por usa vez, é geralmente, exacta e segura, o que permite às empresas adaptarem o seu produto/serviço e processos tecnológicos conforme o desejo de cada um dos seus clientes.
Apesar de este sistema ter as suas desvantagens, permite um serviço especializado e ajustado às necessidades das organizações, o que não acontece em que a empresas que não utilizem este sistema.
Para que este sistema seja totalmente explorado, os colaboradores devem ser devidamente formados para a utilização do mesmo. Assim, não só a informação teria mais rigor, como também se tornaria mais fácil de aceder.
Actualmente, os sistemas de informação contribuem para uma melhoria do funcionamento e “resposta” das instituições perante um problema, o que torna a empresa cada vez mais dependente deste.
Nos nossos dias, é possível verificar que o numero de organismos que utilizam estes sistemas tem vindo a aumentar face à concorrência que existe entre empresas cada uma pretende servir melhor e mais rapidamente, para assim se destacar das restantes.
Concluímos assim que os Sistemas de Informação são cada vez mais requisitados nos diversos tipos de empresas, constituindo assim uma parte cada vez mais importante na organização da instituição.
Ana Marta & Liliana Pinto
29 de janeiro de 2010 às 14:16
Sistemas de informação (em inglês, Information System)é a expressão usada para descrever um sistema automatizado (que pode ser designado como Sistema de informação computadorizado), ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para reunir, processar, transmitir e dispersar dados que representam informação para o usuário e/ou cliente.
Os sistemas de informações têm um papel fundamental nas organizações, é através deles que um administrador consegue ter um acesso fácil as informações de todos os aspectos da organização. A correcta administração dessas informações é fundamental para o sucesso, pois, com base nelas os executivos decidem o rumo da empresa.
A necessidade de obter informações faz com que as organizações se preocupem em esgotar dados das mais diversas maneiras e fontes. O grande problema é que, muitas vezes, isto acontece sem a preocupação com a coerência dos dados, o que pode criar problemas para as futuras análises.
As vantagens e as desvantagens dos sistemas de informação na empresa são:
-Aumento da capacidade de tratamento das informações;
- Rapidez na obtenção dos dados;
- Integração de processos internos;
-Maior controle sobre a organização;
As desvantagens são:
- Alto custo;
- Alteração no modo de operação das empresas;
- Tempo de implantação demorado;
- Insegurança dos funcionários
Concluindo com isto tudo as empresas estão muito dependentes dos sistemas de informação porque os sistemas de informação vieram substituir a mão-de-obra dos funcionários, com isto tornando-se muito mais rápida a realização das tarefas dentro da empresa, com isto, fez com que se contribuísse para uma taxa maior de desemprego.
Simão Soares & Roberto Cardoso
29 de janeiro de 2010 às 14:18
Os sistemas de informação estimulam alterações competitivas de determinada empresa. Estes permitem o desenvolvimento de recentes produtos/serviços aos seus consumidores, isto fará com que o cliente se sinta atraído pelos nossos produtos/serviços e não pela empresa concorrente. Vai permitir às empresas a oferta de produtos a preços mais acessíveis.
Os sistemas de informação trazem grandes vantagens a nível empresarial, tais como:
Maior estabilidade;
Maior segurança a nível de informação;
Maior integridade da informação;
Ter informações fidedignas para obter uma eficaz tomada de decisão;
Maior produtividade.
Hoje em dia, as empresas não conseguiam funcionar sem os sistemas de informação, pois estes ajudam as organizações a serem mais flexíveis, ajudando também a planear e a fazer previsões relativamente aos seus negócios.
O Homem, hoje em dia, está muito dependente das novas tecnologias pois estas facilitam o seu desenvolvimento no trabalho. Com os sistemas de informação o trabalho é mais rentável do que manualmente. Com isto o Homem foi substituído pala maquinização.
A consequência mais evidente desta substituição traduz-se numa redução dos postos de trabalho conduzindo a elevados números de desemprego.
Mariana Gomes & Marisa Martins
29 de janeiro de 2010 às 14:19
A importância dos sistemas de informação numa empresa
Um sistema de informação é um conjunto de dados, recebidos do exterior, manuseados pelo homem por intermédio dos seus sentidos, ou por uma máquina electrónica. O sistema de informação numa empresa é bastante importante, pois serve para guardar os seus dados. Através desses dados todos os trabalhadores da empresa terão acesso, quer na empresa, quer em casa. Poderão alterá-los, transformá-los e apagá-los.
Uma base de dados funciona como o nosso cérebro , envia os dados para os nossos membros , desses dados podemo-nos movimentar.
Actualmente as empresas tornaram-se demaiado dependentes dos sistemas de informação, pois se uma base de dados deixar de funcionar muitas delas não terão acesso às suas informações.
As empresas poderiam viver sem os sistemas sem os sistemas de informação, através de papelada mas não terão a mesma eficácia.
Daí a importância dos sistemas de informação nas empresas.
Mário Alho & Filipe Melo
29 de janeiro de 2010 às 14:21
Importância dos Sistemas de Informação nas Empresas
Os Sistemas de Informação são importantes para as empresas pois ajudam a organizar e transmitir a informação a todos os colaboradores da empresa. Este método serve para estarem em contacto com o exterior (todas as operações feitas fora da empresa).
Estes sistemas têm um acesso mais rápido e mais seguro, o que faz com que os colaboradores fiquem informados de todas as operações realizadas pela empresa.
As empresas utilizam estes sistemas para processar todo a informação que esta dispõe, sem este processo o funcionamento da empresa não seria tão eficaz e não levaria a uma boa tomada de decisões. Aparecimento destes sistemas de informação vieram fazer com que a os antigos registos manuais fossem entrando em decadência, pois estes não tinham grande acesso e perdia-se muito tempo na procura da informação desejada. Com estes novos métodos é mais fácil ter acesso à informação, podendo-se armazenar por mais tempo e sem que esta seja deteriorada com o passar do tempo. Este sistema também possui desvantagens, podendo falhar o armazenamento da informação, diminuição da privacidade e constante actualizações.
Hoje em dia as empresas não poderiam exercer a sua actividade sem estes sistemas, pois com estes a empresa poderá funcionar com uma maior eficiência e qualidade. Actualmente as empresas encontram-se dependentes dos sistemas informáticos, o que faz delas menos autónomas. A informação já se encontra toda processada e não necessita de mão-de-obra humana, pois a máquina substitui o Homem, o que leva ao desemprego.
Cátia Ribeiro & Telma Vieira
29 de janeiro de 2010 às 14:25
A importância dos sistemas de informação na empresa
Uma empresa necessita dos sistemas de informação pois este permite organizar, recolher e analisar todas as suas informações, ou seja, este é, importante pois tem algumas das vantagens que são importantes numa empresa, sendo elas: o acesso fácil as informações, a fidelidade e integração, maior segurança, redução de custos e maior produtividade.
Os sistemas de informação também se inserem em varias áreas, o que ajuda bastante a empresa na sua organização da informação, também podemos dizer que os sistemas de informação foram uma mais-valia para o dia-a-dia, pois facilita todo o acesso á informação num simples clique, isto é, através deles conseguimos ter o controlo do sistema e os mesmos provocam desafios á gestão utilizando as TIC (Tecnologias de Informação), recorrendo também aos conceitos fundamentais que vão provocar alterações nos processos de desenvolvimento e estes dão origem a novas aplicações na empresa.
Hoje em dia os sistemas de informação são o mais utilizado pelas empresas, pois através da base de dados temos acesso á todo tipo de informação num menor período de tempo.
As consequências da substituição do homem pelas máquinas, são o desemprego, a libertação de trabalho e em certa parte a organização é unicamente informatizada.
Vera Vidal
29 de janeiro de 2010 às 14:26
Sistemas de Informação – a sua importância
Os Sistemas têm como importância a recolha, o armazenamento e a análise e com o seu objectivo especifico divulga as suas informações. Este é um processo humano e/ou computacional que se caracteriza pela entrada e saída dos seus respectivos dados.
Os Sistemas de Informação dividem-se por vários subsistemas, pois deve-se ao tipo de empresa em que estes se insere, ou seja, a produção, o serviço, a venda, a distribuição de matéria e o financeiro ou recursos humanos, sendo assim, terá como objectivo a orientação de tomada de decisões que se reúne em 3 níveis de responsabilidade, sendo eles, o operacional, o táctico e o estratégico. Ao se utilizar as tecnologias de informação que são provocadas por desafios perante os sistemas de informação, estes têm conceitos muito fundamentados que provocam várias alterações nos processos de desenvolvimento, dando origem às aplicações a nível empresarial. Por fim, as vantagens destes sistemas passam pelo acesso rápido às informações e com a importância da fidelidade e integração da informação, mas com maior segurança de acesso à informação, dá origem a uma maior produtividade.
Isto é, hoje em dia as empresas já adaptam por este método, pois trás mais facilidade e acesso, mas também com consequência da substituição do homem pela máquina, esta terá resultado nos menos postos de trabalho, e a menos custos, pois não têm que pagar a tantos trabalhadores.
Vânia Vidal
29 de janeiro de 2010 às 14:27
Os Sistemas de informação são sistemas ou práticas utilizadas pelas empresas para melhorar o seu desempenho.
Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado, que abrange pessoas e métodos organizados para processar e transmitir dados que representam informação para o cliente.
O Sistemas de Informação podem-se classificar de acordo com o tipo de informação processada:
*Sistema de Informação Operacional: Trata de operações de rotina na organização;
*Sistema de informação de Gestão: Agrupa os dados das operações da organização, de forma a facilitar a tomada de decisões;
*Sistema de informação Estratégico: Integra os dados de fontes internas e externas á organização;
*Sistema de informação Comercial: Refere-se ao processo de análise e partilha de informações.
Vantagens dos sistemas de informação:
*Optimização do fluxo de informação permitindo maior informação;
*Redução dos custos e ganho de produtividade;
* Maior integridade e veracidade da informação;
*Maior estabilidade;
*Maior segurança no acesso á informação.
Sandra Pereira & Sara Anjos
29 de janeiro de 2010 às 14:39
Com a Revolução Industrial, o número de empresas aumentou, o que fez com que as empresas sentissem a necessidade de controlar cada vez mais os seus dados. Assim, passaram a existir os sistemas de informação manuais.
Com o surgimento dos computadores na década 70, estes passaram a ser utilizados nas empresas, tendo como objectivo controlar os seus stocks como também os sectores financeiros. Deste modo, passou a existir uma maior rapidez no processamento de dados.
Com os anos 80, o computador passou a ser usado na produção. Assim, as empresas recorreram a outro tipo de sistemas, neste caso, aos sistemas robotizados, o que permitia dirigir uma linha inteira de produção.
Os sistemas de informação tornaram-se vantajosos porque, há um maior fluxo de informação, obtém-se uma maior produtividade através da redução de custos operacionais e administrativos e permite uma maior veracidade e segurança de acesso à informação.
Hoje em dia, o homem é muito dependente dos sistemas robotizados, pois permitem dirigir os diversos tipos de sectores de uma empresa, o que faz com o homem não obtenha do seu trabalho um esforço físico tão elevado como antigamente.
Pelo nosso ponto de vista, as empresas hoje em dia, não conseguiriam sobreviver sem os sistemas de informação, pois com a globalização todas as empresas viram-se obrigadas a adaptarem estes novos métodos de controlo, tornando-se indispensável a sua utilização. Assim, há uma maior facilidade na gestão da empresa, como também no contacto com os seus colaboradores.
Concluímos então que os sistemas de informação hoje em dia, são indispensáveis no contexto empresarial.
Daniela Rodrigues & Cátia Baptista
13 de janeiro de 2011 às 09:30
Cá vai a minha dica (à borla):
Criou-se agora a moda de criar blogs, a torto e a direito, sem qualquer objectivo específico que tenha por fim, melhorar ou complementar, informação que poderia ser disponibilizada por outros meios.
Até as universidades, por via dos seus docentes, já entraram neste "folclore colectivo".
Conforme se pode ler na nota introdutória deste blog, Paulo Pereira, professor, colocou aos seus alunos do curso profissional de Técnicos de Comércio, a questão:
"Será que as empresas sobreviriam sem os sistemas/tecnologias de informação existentes?"
Para já, sobressai e imediato um erro do professor: "sobreviriam" do verbo "sobrevir", significa "vir", "ocorrer", "suceder", "acontecer". O que o professor quereria dizer era "sobreviveriam" do verbo "sobreviver" cujo significado é: "Continuar a viver depois de algo acontecer"!
Deixando este pequeno pormenor de parte, colocam-se algumas questões pertinentes:
1) Durante o curso, o professor não teve tempo para fazer esta pergunta aos alunos?
2) Qual o objectivo do professor? Mostrar aos leitores do deste blog, que durante o curso, os alunos aprenderam efectivamente alguma coisa?
Em relação à primeira pergunta, se o professor fez esta pergunta aos alunos durante o curso, não precisava de o ter feito aqui! Logo o blog é inútil.
Se o professor não fez esta pergunta durante o curso, então, o professor não conseguiu aferir os conhecimentos dos alunos, e, por isso, o curso não foi concluído com sucesso. Logo o blog é inútil.
Em relação à segunda pergunta, se o professor, ao criar este blog, não tinha como intenção, mostrar aos leitores, que os alunos aprenderam alguma coisa, então, não precisava ter criado este blog. Logo o blog é inútil.
Contrariamente, se o professor criou este blog, com a intenção de mostrar que os alunos aprenderam efectivamente alguma coisa, então é porque põe a hipótese, das pessoas que não acompanharam o curso, pensarem que durante a sua execução, professor e alunos, passaram o tempo em "amenas cavaqueiras", eventualmente complementadas com a prática de actividades lúdicas, nomeadamente: jogo de cartas, dominó, matraquilhos e outros.
Se for este o caso, então o blog, não só é inútil, como contraproducente para todos os intervenientes no curso!
Em qualquer dos casos:
ESTE BLOG É INÚTIL !